Estórias de Ferreira

Chamo-me Rui Antunes, sou de Ferreira do Zêzere e gosto de estórias... reais ou imaginárias, estórias da vida, de sucessos ou insucessos, prometo partilhar as minhas, espero pelas vossas...

A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas

24.2.06

A “geminação”



Fui ontem ao Alentejo, tinha uns trabalhos a fazer em Beja e em Sta Margarida do Sado (sim, a terra das meninas... da ribeira do sado que têm carrapatos atrás das orelhas, apesar de eu nunca ter visto nenhum). Cheguei a Beja a ouvir o rádio do carro a anunciar as noticias da 1 da tarde, hora de almoço portanto.
Estava ainda a pensar onde estacionar para ir almoçar quando me lembrei da minha amiga Mariana Casado, alentejana de gema, alma ferreirense de Ferreira do Alentejo mas a trabalhar em Beja, já não sabia muito bem onde até porque já não a via pelo menos à quatro anitos. Peguei no telefone e mandei-lhe uma mensagem : “Pagas o almoço ?”, não tinham passado ainda 2 minutos e já o telefone tocava, atendi e lá estava a Mariana... “es mesmo tu ? estás cá em Beja ? claro que pago o almoço, vem ter comigo ao Governo Civil...”, ora estava eu longe de imaginar que a minha amiga Mariana era acessora do Governador Civil de Beja, mas é mesmo. Fui almoçar com ela, comemos uma bela feijoada da marisco num restaurantezinho ali perto que se chama “Tem Avondo”, muito agradável, com uns molotof’s na montra de aspecto delicioso.
Fiquei a saber que depois do trabalho no Governo Civil ainda continuava a fazer rádio, é a animadora das tardes da Rádio Pax de Beja e ainda consegue arranjar tempo para ser coordenadora do INATEL no distrito, é mesmo assim a minha amiga Mariana, não consegue estar parada.
Conheci a Mariana há cerca de 10 anos, digamos que é uma amizade fruto da geminação existente entre Ferreira do Zêzere e Ferreira do Alentejo, uma ligação iniciada pelo já falecido Padre Alcobia, ferreirense de Ferreira do Zêzere, mas que encontrou o seu rebanho na outra Ferreira, a do Alentejo, um amante da cultura popular foi em conjunto com o nosso Padre Artur, o responsável por iniciar os encontros anuais entre ferreirenses que mais tarde deram origem à geminação. Para quem não sabe esses encontros realizam-se anualmente, ora em Ferreira do Zêzere ora em Ferreira do Alentejo, são normalmente compostos por uma cerimónia religiosa, um ou outro protocolo autárquico e termina sempre com uma bela tarde cultural onde participam os grupos tradicionais dos dois concelhos.
Num dos primeiros encontros em Ferreira do Alentejo, eu, o Nuno Cunha, o Armando Cotrim, malta que na altura se costumava encontrar na rádio aos sábados à noite no fim do meu programa em verdadeira tertúlias de anedotas, decidimos que também tínhamos de ir lá, participar na dita geminação, que nesse ano era em Ferreira do Alentejo e então combinámos não ir nos autocarros mas ir de carro. Naquela manhã, acordámos cedinho, fizemos o farnel e lá fomos, estrada fora até Ferreira do Alentejo.
Claro que chegámos cedíssimo, o autocarros foram nas calmas e o Fiat Punto, foi na ponta da unha até à planície alentejana, quando chegámos demos a volta em 20 minutos e descobrimos que aquilo era quase tão pequeno como Ferreira do Zêzere, ficámos a olhar uns para os outros e pensar “e agora? Fazemos o quê ?”, foi aí que alguém teve uma ideia peregrina, “... isto deve ter uma rádio... vamos até lá conhecer o pessoal...”, foi dito e feito, perguntámos no primeiro café onde era a rádio, “...é logo ali podem ir a pé, não tem nada que enganar, sigam estrada acima até ao cemitério, é uma casa do lado direito, vê logo a antena lá ao lado...”, desconfiados do “é logo ali podem ir a pé”, que no alentejo pode significar quilómetros, metemo-nos no carro e lá fomos, batemos á porta e veio abrir, a Cláudia, irmã da Julieta e da outra Mariana, amigas da Mariana Casado. Era ela que estava de serviço ao microfone naquela manhã de domingo, mostrou-nos a rádio, ficou radiante pala visita e disse logo que não podíamos ir embora sem conhecer o resto do pessoal. Ora e quem é que disse que nós íamos embora, claro que não íamos, então nós, que fazíamos parte de uma rádio com uma equipe apenas masculina, tínhamos encontrado uma rádio que era exactamente o oposto, aquilo era o paraíso, estávamos prestes a descobrir a verdadeira essência do significado de geminação. Ficámos por lá, conhecemos a Cláudia, a Julieta, a Mariana e a Mariana Casado, fizeram questão de nos mostrar a vila, fomos almoçar com elas e foi já com saudades que no fim do dia lhes dissemos adeus... claro que, não sem antes deixarmos combinada outra visita, que eu e o Nuno Cunha prontamente fizemos e a qual eu contarei um dia destes.
Eu voltei a ir a outras “geminações”, quase sempre encontrei a Mariana Casado, ora na rádio ora a apresentar a tarde cultural, as irmãs nunca mais as vi.
Ainda esperava no Governo Civil pela Mariana para irmos almoçar quando ela me disse, vou ligar à Julieta... “...estou Julieta, não imaginas quem está aqui comigo... vê se adivinhas pela voz...” passou-me o telefone quando eu disse Ferreira do Zêzere ela lembrou-se de imediato de mim. “... tens de vir cá beber um café, passa por aqui...”.
A Julieta continua a ser animadora da Rádio Singa, os estúdios são no mesma casa ao lado do cemitério, apenas a antena e o emissor, fruto de umas obras que fizeram no local tiveram de mudar de sitio.
Acreditem que foi muito bom, ao fim de todo este tempo, rever a Julieta e trocar dois dedos de conversa intercalada com um belo café de sabor alentejano já no regresso a Lisboa...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

chiiiii
já nem me lembrava disso.
e ainda guardas o fax?
boa memória, bom arquivo

sábado, fevereiro 25, 2006 4:37:00 da tarde  
Blogger Rui Antunes said...

Não fazes idéia do número de papéis que revirei nos caixotes da arrecadação para descobrir estes exemplares... já agora quem és ?

domingo, fevereiro 26, 2006 12:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já agora esse fax, não é aquele do "não façam nada até eu voltar"?? :D

quinta-feira, março 02, 2006 3:21:00 da tarde  
Blogger Rui Antunes said...

É exactamente esse :)

quinta-feira, março 02, 2006 4:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

belos tempos.......

segunda-feira, março 06, 2006 9:44:00 da tarde  
Blogger Rui Antunes said...

Como é, as meninas da Singa já passaram por aqui ? Quando é que marcamos uma jantarada... quando é que começa a OVIBEJA Mariana ?

quarta-feira, março 22, 2006 10:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home