Estórias de Ferreira

Chamo-me Rui Antunes, sou de Ferreira do Zêzere e gosto de estórias... reais ou imaginárias, estórias da vida, de sucessos ou insucessos, prometo partilhar as minhas, espero pelas vossas...

A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas

22.2.06

A minha primeira bicicleta



Como a rapaziada da minha idade, também ou tive uma bicicleta, ou melhor, tive duas, uma primeira que o meu pai me comprou, onde eu aprendi a dar as primeiras pedaladas e que nos primeiros tempos estava no sótão do meu avô, nunca percebi muito bem porquê, mas o meu pai achava que era perigoso eu andar sozinho na rua (que das courelas devia ser a menos movimentada).
Às vezes nos intervalos dos TPC, ia até ao sotão, como na maior parte das casas antigas era de soalho, com umas escadas de madeira que lhe davam acesso e tinham um patamar a meio onde estavam umas arcas de madeira, uma onde era guardada a loiça menos usada e a outra, uma pequenina era a arca do pão, o sótão não era muito cumprido mas dava para dar pelo menos 2 pedaladas seguidas. Foi num desses exercícios estonteantes que dei o meu primeiro tombo de bicicleta, foi justamente quando passava junto ao alçapão da escada que perdi o equilibrio, ou seja a bicicleta parou e eu, como não chegava com os pés ao chão, tinha que deixar tombar um pouco para me apoiar, mas eis que quando a dita parou, resolveu tombar logo para o lado do alçapão... e lá fui eu a voar escada a baixo com os punhos cerrados a bater nas esquinas dos degraus, com a bicicleta atrás de mim a seguir-me a toda a velocidade, foi uma descida rápida até ao patamar, onde estavam as arcas e onde eu fiquei a olhar para cima com a bicicleta a bater fortemente nas arcas que me protegeram de levar com ela em cima... nunca desci tão rápido aquelas escadas.
Depois desta aventura a bicicleta veio definitivamente para a loja, para o lado da velha Zundapp Turbina do meu pai, também ela digna de algumas histórias aqui no blog, fica para um dia destes.

5 Comments:

Blogger Pedro Aniceto said...

Este blog é muito perigoso... Ai é! Já tomei uma série de notas para futuras observações. Mas há curiosidades que me surgem a todo o momento! Esta por exemplo: Que idade tinhas quando foste pela primeira vez de bicicleta das Courelas à farmácia da Frazoeira? :) Eu sei quando é que lá fui a primeira vez, porque das primeiras latas de leite Nido que mamaste, quase todas me passaram pelas costas! (No caso dos teus irmãos era bem pior que eles eram dois...). E fica já dito que eu e a Amélia fazíamos belos campeonatos de biberon com o Sérgio e o Ricardo (quem acabasse primeiro não tinha de ir meter os biberons a lavar...) e que por norma o Sérgio se despachava sempre mais depressa!

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 11:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bocas reaccionárias... É o que é...!
:D
Ricardo

quinta-feira, fevereiro 23, 2006 12:23:00 da tarde  
Blogger Rui Antunes said...

Epá eu não me lembro que idade tinha quando fui a primeira vez de bicicleta à Frazoeira à farmácia do Sr Mota, mas digo-te que também eu me fartei de pedalar até lá, mas muitas vezes também fiz aquele caminho a pé, ora para ir à farmácia, ora para ir à casa do povo ou mais tarde para a filarmónica, onde apesar de ter tido algumas lições de solfejo não foram suficientes para me mobilizar para a banda de música, que naquela altura influenciado pelo Miguel e pelo Armindo que ouvia treinar com os respectivos instrumentos lá em casa, cheguei a pensar que poderia ter uma carreira de sucesso.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006 12:41:00 da manhã  
Blogger Pedro Aniceto said...

Por acaso eras um grande sorna nisso dos biberons... O teu irmão fechava os olhos e só parava para arrotar!

terça-feira, fevereiro 28, 2006 2:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Rui, não queres trazer para aqui o texto do Acácio que o Pedro publicou hoje?
Ricardo

terça-feira, fevereiro 28, 2006 7:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home