Estórias de Ferreira

Chamo-me Rui Antunes, sou de Ferreira do Zêzere e gosto de estórias... reais ou imaginárias, estórias da vida, de sucessos ou insucessos, prometo partilhar as minhas, espero pelas vossas...

A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas

1.8.06

Tijeladas

Não sei se tem a ver com a proximidade das férias mas a verdade é que hoje acordei com uma vontade de comer uma tijelada.... hummmm
A tijelada é um dos doces tradicionais de Ferreira do Zêzere, que quanto a mim, deveria ocupar um lugar de maior destaque no roteiro gastronómico do concelho, é sem dúvida uma maravilha!
Para os aventureiros na arte da culinária aqui fica a receita das Tijeladas...


Tigeladas de Ferreira do Zêzere

Ingredientes:
4 ovos inteiros
16 gemas
500 g de açúcar
1 chávena de farinha (bem cheia)
1 litro de leite
raspa da casca de 1 limão

Confecção:

Batem-se os ovos inteiros, as gemas e o açúcar com a raspa da casca do limão durante meia hora, juntando a farinha a pouco e pouco.
Adiciona-se o leite, mexe-se e deita-se o preparado nas tigelas de barro não vidrado previamente aquecidas e bem quentes, não devendo ficar muito cheias.Deixam-se cozer em forno forte durante cerca de 20 minutos.

*Embora nos fornos a gás e electricidade se cozem as tigeladas com bons resultados, é ainda prática corrente cozê-las em forno de padeiro.

*As tigeladas podem ser batidas à máquina.Neste caso batem-se durante 10 minutos. As tigeladas ficam no entanto mais rijas.

3 Comments:

Blogger Rui Antunes said...

Esqueci-me de dizer... se exprimentarem a receita convidem-me ok ?

quarta-feira, agosto 02, 2006 12:04:00 da tarde  
Blogger Marta said...

Ai Rui!!!!!!!! Malvadez!!!

Ainda ontem se falava em jeito de tertúlia, entre amigos, nas Tigeladas de Abrantes... E eu lembrei-me das de Ferreira!

Estou a salivar. :) Obrigada.

sexta-feira, agosto 04, 2006 2:25:00 da tarde  
Blogger Rui Antunes said...

Mas afinal como é Marta, vais fazer a receita ou não ?

Se fizeres manda uma... ou duas está bem ?

sexta-feira, agosto 04, 2006 6:12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home