Estórias de Ferreira

Chamo-me Rui Antunes, sou de Ferreira do Zêzere e gosto de estórias... reais ou imaginárias, estórias da vida, de sucessos ou insucessos, prometo partilhar as minhas, espero pelas vossas...

A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas

22.3.06

Águas Belas


Poema dedicado a Águas Belas aquando da comemoração dos seus 800 anos.

Anos
muitos anos,
oitocentas são as velas!
Como é bom ver-te
assim jovem,
assim linda,
Águas Belas.
Tens a Senhora da Graça
a abençoar teus caminhos,
a encher de pregaminhos
aquele que por ti passa;
tens fontes cristalinas
muita verdura nos prados,
filhos,
muitos filhos,
a quererem grandes cuidados!
Outeiros,
a Varela,
Vale Fundeiro,
a Portela,
Bela Vista,
Besteiras,
Venda da Serra,
a Camarinha...
Ai terra,
ai terra minha!
Foi em ti
que eu nasci
num lindo dia de verão.

Depois...
fui por lá
por muito longe!
Vi cidades
muitos mares
multidões
gentes diferentes.

Ai minha terra!
Ai meu irmão!

Vivam, eles:
ricos,
nobres.
Mas deixem-me aqui
onde está meu coração.

Sá Flores,
in Lendas Contos e Poesia de Ferreira do Zêzere

6 Comments:

Blogger Pedro Aniceto said...

Tenho memórias engraçadas deste adro... Das muitas festinhas de Verão, este era o adro que mais esconderijos proporcionava! :)

quinta-feira, março 23, 2006 12:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Pedro,
Estava para aqui a pensar que idade terias quando participavas nessas festinhas de Verão, para ver se percebia que uso davas a esses esconderijos...
;)
Ricardo

quinta-feira, março 23, 2006 1:02:00 da tarde  
Blogger Pedro Aniceto said...

Tu não vais querer saber! :)

sábado, março 25, 2006 10:12:00 da tarde  
Blogger Rui Antunes said...

Olha, lembro-me de jogar às escondidas debaixo do palco do rancho, escondia-me entre os bidons que suportavam os estrados onde dançava o já extinto Rancho Folclórico da A.D.R. de Águas Belas.

domingo, março 26, 2006 3:17:00 da tarde  
Blogger Rui Antunes said...

Recupero aqui um artigo que escrevi no final de 2002 sobre Àguas Belas, foi escrito após a festa, onde estive a participar na apresentação do Grande Prémio de Atletismo:

"Estive quase para começar este artigo em jeito de notícia, cumprindo as regras básicas do bom jornalismo. Escolher um bom titulo, acertando num lead que respondesse às questões fundamentais e depois, dar corpo à noticia, que, se eu tivesse cumprido o objectivo à letra, seria para falar de Águas Belas, da festa de N. Sra da Graça e do 8º Grande Prémio de Atletismo.
Estes eram assuntos interessantes, com “molho” suficiente para se cozinhar uma boa notícia, mas a verdade é que não me apetece pegar no tema e não é porque não mereça destaque, até porque acho que apesar da chuva de domingo a festa de Águas Belas foi um sucesso, pelo menos a julgar pelo numero de pessoas que povoaram todo o recinto no Sábado à noite e pela aderência que teve o 8º Grande Prémio de Atletismo.
Fui convidado pelo presidente a Junta de Freguesia, Sr. José Marques, para fazer a locução da prova de atletismo, acedi ao convite, afinal sempre acompanhei esta prova, desde o seu “nascimento” como repórter do Emissor regional do Zêzere. Foi com esse carinho, o mesmo que se tem por um bebé que se ajudou a criar, que peguei no microfone e junto com o Armando Cotrim (outro ex-rádio dependente), fizemos a dupla de apresentadores da tarde.
Ainda a prova não tinha começado à muito tempo quando um outro amigo se juntou à mesa onde estávamos sentados, o Fernando Martins, outro antigo colaborador do Emissor Regional do Zêzere, agora locutor numa rádio de Ourém. Também ele, tal como eu e o Armando, já tinha relatado outras edições desta prova de atletismo para a rádio. Foi desses tempos que falámos, numa amena cavaqueira, que nos fizeram reviver a época em que fazer rádio não era tão fácil como hoje, em que o equipamento nem sempre ajudava. Tempos em que os telemóveis eram ainda uma miragem mas apesar das “más condições de trabalho” fazia-se um trabalho de grande nível com direito ao relato da prova rainha, com o Fernando Martins sentado desconfortavelmente na parte de trás do jeep dos Bombeiros que seguia à frente dos atletas. Sim sim, são 8 kms e meio relatados na integra, é preciso ter coragem !
Foi em Águas belas que tudo começou, no sotão ao lado da serração, foi lá que eu entrei numa rádio pela primeira vez (eu prometo que um dia vos conto algumas das muitas estórias que guardo da rádio), conheci gente espantosa, gente que por verdadeiro “amor à camisola” fazia rádio com o coração. Foi também em Águas Belas, quando a rádio já funcionava num estúdio improvisado nas instalações da Associação Recreativa que eu conheci o Dr Silvério Cadete, outro grande amigo que infelizmente já não está entre nós, era um homem magnífico, antigo profissional da comunicação colaborou durante largos anos no Diário de Notícias, bom conversador, discreto, morava em Águas Belas e vinha religiosamente à rádio todas as semanas gravar a sua crónica semanal. Um espaço preenchido por um misto de nostalgia, ilustrado com as recordações da sua vivência em consonância com os factos que marcavam a actualidade semana após semana.
Apesar das diferenças de idade, o Dr. Silvério Cadete conseguia cativar a “rapaziada nova” que na altura colaborava com a rádio, estórias magníficas quase sempre com África como pano de fundo, deliciavam todos quantos as ouviam, mas foram as crónicas que mais me marcaram, era eu que as colocava no ar, sempre a seguir à missa, abria o microfone e dizia “Já a seguir a crónica semanal de Silvério Cadete”, talvez pela relação de confiança e amizade eu nunca referenciava o “Dr”, ainda me lembro de um domingo em que logo a seguir à crónica me ligou uma ouvinte que me chamou a atenção do facto e a partir desse dia nunca mais me esqueci “... a crónica do Dr. Silvério Cadete”.
Hoje, olhando para trás sinto saudades desse tempo em que para mim ir a Águas Belas era sinónimo de ir fazer programa, estar com um grupo de pessoas amigas, que vestia a mesma camisola e fazia mexer a rádio que apesar de pequena e sem condições mantinha um espirito de equipa e camaradagem que agora desapareceu.
Quem me dera que tudo voltasse a ser como era em Águas Belas.
"

domingo, março 26, 2006 3:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

What a great site http://www.sonoma-bookcase-headboard.info Everest ice machine Cincinnati dealer infiniti Low price paintball gear http://www.dildo-9.info/monster-mega-giant-cocks-dicks.html American range portable kitchen cooktops Do it yourself bathtub reglazing kits Data recovery hard drives explanation Poway mercedes benz Norton antivirus 2004 loop holes

terça-feira, março 06, 2007 7:58:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home