Maputo em estado de sitio
Ás vezes quando menos se espera as fragilidades de uma sociedade que vive numa pobreza quase absoluta vem ao de cima, foi isso que aconteceu hoje em Maputo, com milhares de pessoas a manifestarem-se nas ruas criando o caos um pouco por toda a cidade.
Carros apedrejados, lojas saqueadas, assaltos, ruas cortadas, pneus e carros incendiados, pelo menos um morto e alguns feridos, foram apenas algumas das coisas que se passaram hoje por aqui.
Não é dificil entender os motivos que originaram a revolta, Maputo tem uma rede de transportes baseada nos "chapas", carrinhas do tipo Toyota Hiace que transportam pessoas desde os arredores da cidade até ao centro, este é o meio de transporte usado por milhares de pessoas diáriamente, para virem trabalhar, a sua maioria com salário minimo que aqui é de 1200 meticais (cerca de 35 euros), uma viagem interurbana que antes custava cinco meticais (14 cêntimos) passou para 7,5 meticais (21 cêntimos) e a que antes custava 7,5 meticais passou agora a custar 10 meticais (28 cêntimos). Este aumento em conjunto com o aumento do preço do pão, veio originar esta onda de violência que segundo alguns canais de TV já se alastra às provincias, chegando mesmo a estar cortada a estada N1, porta de saída da cidade de Maputo para norte.
A meio da manhã o comércio e as instituições bancárias fecharam as suas portas, as empresas dispensaram os trabalhadores e o conselho era para que se evitasse sair à rua, permanecer em casa seria a opção mais acertada.
Amanhã é outro dia, vamos ver como vai correr mas para já nada aponta para grandes melhoras, a noite, que entretanto caiu em Maputo, trouxe uma relativa acalmia da situação, esperando-se que as negociações entretanto encetadas entre o Governo e os transportadores consiga trazer a paz às ruas da capital moçambicana.
1 Comments:
Então, as coisas já estão mais calmas?
Um Abraço!
Enviar um comentário
<< Home