A Sandes de Leitão
Ontem fui a Ferreira, quer dizer, passei por lá! Como tinha um trabalho para fazer na Sertã resolvi aproveitar as vantagens das Vias Rápidas que agora encurtam a distância até Ferreira do Zêzere e fazer daí o trajecto até ao meu destino pela velha N238, atravessando a ponte do Vale da Ursa e subindo curva após curva até Cernache do Bonjardim.
A verdade é que já no caminho me lembrei que não seria má idéia comer qualquer coisa, até porque a hora de almoço já findava e eu já não me lembrava muito bem do que tinha comido de manhã! Como a pressa era alguma e nós já estamos habituados a fast-food lá achei que uma sandes não seria uma má opção, mas a questão que se coloca quando estamos já no meio da provincia e os centros comerciais (felizmente) ainda não abundam, é onde ir comer a dita sandes ?!?
Depois de algum exercicio de memória que invariavelmente me levavam a um desvio a Tomar ou a um restaurante onde por norma ninguém tem pressa, lembrei-me das sandes da Casa dos Leitões, na Bela Vista, na verdade calhava em caminho, a sandes sai num estantinho e resolve-se assim o problema e com um bocadinho de sorte ainda dava uma palavrinha ao amigo Luis "dos Leitões" que com a mestria que herdou do pai sabe assar o melhor leitão da região e arredores.
Meio dito meio feito, páro na Bela Vista, entro na Casa dos Leitões, cumprimento o João do Ferreiro, o primeiro mecânico de bicicletas que conheci e que lá estava provávelmente a beber e o cafézinho e lá pedi a Sandes e a Imperial, sentei-me na mesa e 5 minutos depois aparece o amigo Luis com a minha sandes.
Ficou ali comigo enquanto eu comia a deliciosa "sandocha", trocámos cumprimentos e falámos sobre o nosso "bichinho", a rádio. Sim é que o Luis "dos Leitões" não sabe só assar leitão, ele é provávelmente um dos maiores e melhores ouvintes que eu conheço, era ele que muitas vezes aos sábados à noite, depois de meter a última fornada por volta das 23:30, ia ter comigo ao estúdio com uma sandes de leitão, ele aparecia porque gostava da rádio, queria contribuir para que houvesse sempre uma melhoria, foi o grande impulsionador do desporto e muitas vezes era com o pretexto da sandes que ele saía meia hora para "matar o bichinho" e invariávalmente com muita pena ia-se embora à pressa porque já estava na hora de ir virar os outros "bichinhos" que tinham ficado acondicinados no forno na Bela Vista!
5 Comments:
Olha!!! :) Será que nos cruzámos? Também eu lá fui! A Ferreira, quero dizer; não à Bela Vista... Como anda a rádio? Tudo a correr bem? Hope So!
Marta
As Ondas Hertzianas estão no AR e de boa saúde!
À e a Sandes de Leitão... um espetáculo.
Costumas ir muitas vezes para os lados da Bela Vista ?
Rui! Para os lados da Bela Vista apenas em dias de festa. Sabes como é, para sítiozinho jeitoso ali naquelas bandas há sempre a frase rebuscada: "vamos aos Leitões, à Bela Vista".
Para os lados de Ferreira sim, já vou mais vezes. cada vez mais. ;)
M.
Sandes de leitão da Bela Vista? mas que fome me fizeste Rui!... também sou da zona de Ferreira do Zezere, do Beco, não sei se conheces. Este fim de semana vou até lá e lá terei que ir ao leitão da BelA Vista. Ou ao Xico Décimo como antigamente se dizia.
Arlete
Do Bêco? Os meus avós maternos são do bêco. Ai que saudades!! E a Sande de Leitão. Hummm! É isso tenho de passar por lá.
Enviar um comentário
<< Home