Estórias de Ferreira

Chamo-me Rui Antunes, sou de Ferreira do Zêzere e gosto de estórias... reais ou imaginárias, estórias da vida, de sucessos ou insucessos, prometo partilhar as minhas, espero pelas vossas...

A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas

28.8.06

Vila de Rei


Vila de Rei é um concelho vizinho de Ferreira do Zêzere, apesar de pertencer a outro distrito, Castelo Branco e mesmo a outra provincia, Beira Baixa, Vila de Rei é inegávelmente um concelho com algumas afinidades com Ferreira do Zêzere, quer em aspectos cuturais, quer até na sua fauna e flora.
Esta proximidade fisica que hoje existe nem sempre foi assim, nas minhas memórias ainda guardo o tempo em que quando alguém falava em Vila de Rei era o mesmo que falar na mais longinqua aldeia transmontana, era lá "do outro lado do rio" que um dia galgou as margens por força da barragem do Castelo do Bode e criou uma fronteira quase impossível de transpor, Vila de Rei e Ferreira do Zêzere eram vizinhos de costas voltadas.
Foi nessas conquistas e derrotas das águas da albufeira que muitos do "outro lado do rio" vieram para este lado à procura de melhor vida.
Mas um dia tudo mudou, eu era ajudante do reporter que naquela tarde ia acompanhar o discurso do primeiro ministro nos velhos paços do concelho. De cabos na mão subi a longa escadaria e entrei à direita no salão nobre, ajudei a ligar tudo, não queriamos que alguma coisa corresse mal, para que a rádio pudesse registar aquele momento que era historico. O primeiro ministro era Cavaco Silva e o presidente da Câmara Teixeira Antunes. Foi ali com a sala apinhada de gente que a promessa se fez de que uma ponte iria ligar os dois concelhos, confesso que na altura não acreditei, mas a promessa veio a cumprir-se e os dois concelhos voltaram a ser de novo bons vizinhos !
Hoje Vila de Rei tem outra centralidade, não só por causa desta ponte mas também por força de outros caminhos que tem conseguido rasgar, o que é certo é que esta pequena Vila outrora encravada no meio das escarpas e dos pinhais, continua a fazer juz ao marco que a caracteriza, o marco que geográficamente assinala o ponto mais central deste pequeno retângulo à beira mar plantado.