Estórias de Ferreira

Chamo-me Rui Antunes, sou de Ferreira do Zêzere e gosto de estórias... reais ou imaginárias, estórias da vida, de sucessos ou insucessos, prometo partilhar as minhas, espero pelas vossas...

A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas

25.4.09

Praia de Xai Xai

No dia 7 de Abril é o dia da mulher Moçambicana... por incrivel que pareça num país em que os direitos das mulheres são tantas vezes desrespeitados existe um dia dedicado a elas, com comemorações oficiais e feriado nacional.
Este ano calhava numa terça-feira e aproveitando o facto, já que apesar de não termos "ponte" teriamos a terça para descansar, acabamos por escolher esse fim de semana para rumar a norte, decidimos ir conhecer a praia de Xai Xai.
Sábado de manhã, arrumada a trouxa, zarpámos estrada fora e depois de 2 horas e meia chegámos a Macia, onde fizemos uma única e breve paragem para comprar uma lata de castanha de cajú porque ali é terra de cajueiros e nem é nada má... lá fomos trincando cajú e acelarando estrada fora até Xai Xai.
Mesmo ao chegar a Xai Xai percorremos um vale magnífico com uma planície verdejante que faz lembrar a leziria ribatejana e onde as manadas de gado pastavam serenas num convivio pacifico com os carros que ciculam na estrada nacional que por ali passa.
Chegados a Xai Xai instalámo-nos e fomos dar ums voltas por ali para conhecer o que afinal Xai Xai tem para oferecer.
Uma praia com um areal a perder de vista, um cordão rochoso que a poucos metros da praia quebra a ondulação forte do índico, uma pequena povoação e algumas estruturas hoteleiras abandonadas que são testemunho da grande importância que esta praia já teve noutros tempos.
Acabámos por nos render a uma praia que pela sua agressevidade não nos cativou de imediato, mas acabou por ser uma experência interessante e no fim das contas o saldo até foi bem positivo.


Chegada à praia de Xai Xai


Alguns trilhos percorridos à descoberta


A praia de Xai Xai


As meninas a curtir a praia


Top model ?!?

Depois de muito escavar lá conseguimos fazer a nossa piscina :)


Outra zona da praia, mais longe da povoação, onde os lodges sul africanos abundam por ente a densa vegetação.
Casinhas nices!
Vende-se tudo por aqui

-Pai, põe lá o pião a rodar
-Maria, tens de pedir aos meninos para te dizerem como é... eles é que sabem "bater pião"

Colares de conchas, búzios, piões... vendo tudo... faço bom preço!

Praia dos anos 70 ;)
pôr do sol na praia de Xai Xai

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

saudacoes


eu sou frederico mais carinhosamente chamado por fred
sou citadino da bela e evoluinte cidade de xai-xai, concretamente num bairro em expansao, estou a falar do bairo marien goabi b unidade 2
venho atravez desta para reclamar pelo facto de em todas as ocasioes ao enves de mocambicanos a se exporem em fotos que falam de nos voces expoem brancos e brancas como se eles fossem os verdadeiros residentes desta terra
nao pelo facvto de aqui naoa ternmos brancoa n é pelo facto de radicalmente e naturalmente mocambique ser habitado pela populacao negra. genuinamente mocambicanios

segunda-feira, dezembro 07, 2009 8:20:00 da tarde  
Blogger Rui Antunes said...

Caro Frederico, benvindo ao blog!
Antes de mais quero dar-lhe os parabens pelo magnifico país que têm, deve ser sem dúvida um motivo de orgulho para todos os Moçambicanos.
Em relação ás fotos, se reparar bem, só neste post estão pelo menos 2 fotografias de população local, claro que tenho também da minha familia o que é perfeitamente normal pelo que não vejo motivo para essa "reclamação", até porque muitas vezes são os próprios locais que não gostam de ser fotografados, o que naturalmente respeito.
Deixe-me dizer-lhe que acabo por ficar triste pela forma pouco cuidadosa com que as pessoas (moçambicanas) tratam as praias, que são na verdade um espaço público... nessa ocasião em que estive em Xai-Xai, estavam duas moças lá no areal, alegremente a divertir-se tal como nós, estavam a beber umas cervejas e ao acabar atiraram as garrafas para a areia, claro que essas foram as primeiras... depois continuaram!!! isso também aconteceu em Bilene e já nem falo na Costa do Sol ou Catembe onde os vidros de garrafas partidas são autênticas armadilhas no areal. Isso é uma questão de educação, o lixo não se deixa na praia!! já imaginou que se todos fizermos assim um dia destes temos apenas lixeiras em vez de praias de areia branca? não entendem que com praias cuidadas é meio caminho para atrair turistas e impulsionar a industria turistica do país que tem um enorme potencial (e claro isso traduz-se em dinheiro) ? isso sim devia ser motivo de reparo.

terça-feira, dezembro 08, 2009 8:06:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home